2 de dezembro de 2010

Suplemento Vitamínico para Jabutis

Olá pessoal, antes de mais nada quero que saibam que eu não tenho qualquer tipo de ligação com nenhuma indústria de produtos para animais.

Em posts anteriores eu já conversei muito sobre oferecer suplemento vitamínico para jabutis ( 08 - Cuidando Bem do Jabuti, parte 2 e 11 - Kit Jabuti, parte 2). Contudo vale a pena conversar mais uma vez sobre isso.

É quase que obrigatório oferecer um suplemento vitamínico para o seu jabutis, pois viver em ambiente doméstico na maioria das vezes passa longe de ser a mesma coisa que viver na natureza. Isso é ainda mais importante para aqueles jabutis que vivem em apartamentos.

Sendo assim, no post 11 - Kit Jabuti, parte 2 eu apresento uma série de suplementos vitamínicos que podem ser adquiridos no Brasil e no exterior. Porém hoje venho falar sobre o mais acessível deles para os brasileiros, visto que muita pouca gente terá como comprar produtos importados, seja por causa do preço, seja por causa do processo de compra.

Desse modo, reapresento a vocês dois suplementos vitamínicos que são baratos e fáceis de serem adquiridos no Brasil.

1. Labcon Reptovit da Alcon



Suplemento vitamínico completo da brasileira Alcon. É barato e fácil de se adquirir em pet shops no Brasil.  É mais indicado para pequenos animais, pois sua concentração impede que seja viável no uso para animais maiores, como jabutis adultos ou muito grandes.

O Labcon Reptovit é disponível em embalagem de 15 ml, sendo que, para os jabutis, após agitar o frasco, aplique Labcon Reptovit na água de beber. Calcule a dose diária tomando como base uma gota para cada 50g de peso do animal (18 gotas equivalem a 1 ml) em cada 50ml de água. Para mais acesse: http://www.alconpet.com.br/produto.php?prodCod=65

2. VitaGold Potenciado da Tortuga


Apesar de ele não ser específico para uso em répteis, ele é o melhor suplemento brasileiro que pode ser usado para jabutis adultos ou muito grandes, sendo viável para isso. Após agitar o frasco, deve ser aplicado na água de beber e usado na dose de uso para aves adultas, 0,5ml por litro, ou seja, 10 gotas por litro.

Por ultimo, é bom reforçar que, assim como na suplementação de cálcio, mais não quer dizer melhor, ou seja, não provoque doenças em seu jabuti por excesso de vitaminas, pois a coisa pode ser feia...

Até a próxima pessoal!!

2 comentários:

  1. Renato,
    eu comprei esse complemento mostrado aqui no post, o que achei de melhor nele é que ele é específico para tartarugas e jabutis. Entretanto, para os Jabutis Tingas, que é o caso do meu, Renato, ele é praticamente inviável, veja:
    Meu jabuti tem 22cm de casco e pesa aproximadamente 2.250g. Como vc mostra: deve-se usar 1 gota para cada 50g de peso. Logo, eu devo usar 45gotas/dia, o que significa 2,5 ml/dia. O vidro que eu comprei é barato, mas só tem 20 ml, só abastece uma semana.
    Falei com meu veterinário ele aprovou o uso do Vita Gold Potencido (da marca Tortuga),que não é indicado diretamente para Jabutis,mas pode ser usado na mesma proporção usada para Aves Adultas indicada na bula (0,5ml/Litro), pois é bem mais concentrado e pode ser bem diluído e durar bem mais para casos como o meu, de animais grandes.
    Quero que fique bem claro que aprovo e aplaudo sua sugestào do Post (é de fato a melhor compra nacional de complento para jabutis), apenas apresento para o caso de animais maiores uma outra opçào.
    Desejaria saber se vc viu ou vÊ algum contra nesse tipo de indicação (do meu veterinário), que, repito, NÃO É O IDEAL POIS A VITAMINA "VITA GOLD POTENCIADA" NÃO É INDICADA ESPECIFICAMENTE PARA TARTARUGAS E JABUTIS.
    Aguardo alguma crítica ou sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Sim Mário, como já te falei por e-mail, o Vita Gold Potenciado pode ser usado para jabutis na dose para aves adultas. Estou trabalhando na atualização do post. Obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir