LIVRO VIDA DE JABUTI

Fico feliz em informar que, a cada dia que passa, o livro Vida de Jabuti está cada vez mais perto de ser lançado. Contudo ainda falta muita coisa a ser escrita e revisada, sendo que uma etapa muito importante de todo este processo de elaboração do livro deverá conter sua participação!!

Pensando em sempre oferecer aos interessados um material de qualidade, que atenda aos anseios de conhecimento sobre jabutis e que responda as principais dúvidas dos donos desses animais, resolvi fazer do livro uma literatura colaborativa, em que sua contribuição será fundamental.

Por isso, peço a você que responda: o que não pode faltar no livro??

Dê sua sugestão, idéia ou opinião aqui mesmo nesta página sob a forma de comentário ou envie um e-mail para vidadejabuti@gmail.com.

Também, como a maioria das imagens de jabutis existentes na internet ou em livros não poderão ser usadas no livro Vida de Jabuti por conterem restrições de uso por direitos autorais, peço que me enviem fotos de jabutis nos mais variados ângulos e nas mais diversas situações. Comendo, bebendo água, tomando sol, dormindo, acasalando, fazendo pose, fotos sobre a diferença de macho e fêmea, sobre a diferença das espécies, fotos dos recém nascidos, dos ovos, etc. Ainda peço fotos dos locais onde vivem, do prato de comida, do recipente de água, da casinha onde dormem e do que mais vocês puderem fotografar. Fotos de animais doentes e de coisas erradas com os jabutis também serão bem vindas, pois assim eu posso exemplificar com imagens o que eu não poderia falar em mil palavras...

Para os interessados em contribuir, envie um e-mail com as imagens em anexo para vidadejabuti@gmail.com. Não esqueça de também enviar o seu nome completo, para que eu o possa colocar como o autor da foto.

Ainda, considere fazer uma Doação ao Vida de Jabuti, pois, entre outros motivos, estou também juntando fundos para a publicação do livro.

Para cumprir o objetivo de espalhar o conhecimento sobre jabutis no Brasil minimizando obstáculos, o livro será, assim como o site já é, licenciado sob uma licença permissiva chamada Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil. Isso significa que é permitido copiar, distribuir e transmitir o todo ou partes do livro. Contudo, é proibido fazer uso comercial (vender) e é vedada a criação de obras derivadas. Ainda, é obrigatório que o livro seja creditado adequadamente, devendo conter "Vida de Jabuti: como cuidar do seu amigo cascudo, por Renato Batistetti, em www.vidadejabuti.com". Para saber mais, acesse http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/.

O livro, ainda, será lançado em versão digital, que será de graça, e em versão impressa, que terá uma simbólica margem de lucro para custear os gastos com a publicação. Pretendo lançar o livro pela editora Clube dos Autores, pois assim o Brasil todo poderá comprá-lo.

Para completar, como um futuro projeto, através de doações e patrocínios, pretendo custear a impressão do futuro livro Vida de Jabuti para que, com um sistema de parceria com os criadouros de jabutis e as lojas de revenda desses animais, um exemplar seja dado gratuitamente para cada comprador de jabuti legalizado. Com isso, muitos erros de cuidados serão evitados e os jabutis terão maiores chances de viver mais e com melhor qualidade de vida. 

Desde já muito grato!! Sei que muitos me ajudarão.

13 comentários:

  1. Mario S. disse...
    Renato, eu crio gato e cachorro, há uns manuais para esses dois...chamado "Gato (ou cachorro): Manual do proprietário". Tirando que eles chamam animais de modelo, de máquina (uma metáfora pobre), eles colocam gráficos e desenhos ilustrativos...de como alimentar..quais os equipamentos e medicamentos, como medicar...tudo com desenhos, graficos com explicações...que aí vc pederia julgar se fotos ou esses desenhos ficariam melhor...veja os livros e pense algo...mas esses esquemas em duas páginas que há ao longo desses manuais são bem legais...é uma sugestão...
    8 de dezembro de 2010 01:41

    alexandrepl disse...
    Olá Renato Parabens pelo trabalho.
    Tenho uma sugestão que não sei se já deram mas considero muito importante.
    Os cuidados com fugas, tenho em minha casa uma área externa reservada para os jabutis que concentra todos requisitos necessários para a criação em cativeiro com caracteristicas muito bem próximas a encontrada na nauteraza.
    O ponto é que os jabuti quando em local aberto tendem fazer um reconhecimento da área e se encontrarem alguma oportunidade escapam dessa área e vão andando e pela casa adentro, área de piscina e até para a rua como já aconteceu comigo e por sorte recuperei o mesmo.
    Mas vale como dica que neste época quente eles ficam mais ativos e andam muito podendo escapar.
    Espero que esse tema e minha experiencia da fuga de um jaboti tenho validade.
    Abraços
    Alexandre Perregil Lobo
    9 de dezembro de 2010 14:32

    Anônimo disse...
    Eu consideraria legal se tivesse dicas de como implantar novos tipos de alimentos a alimentação dos jabutis, eu por exemplo tenho um jabuti viciado em plantas vivas e melancia... não come ovo, folhas (exceto alface, mas não dou por causar diarréia nos bichinhos)e outras frutas..
    Outra que eu gostaria de ler tbm é sobre o ciclo de reprodução, e os cuidados que devemos ter qdo tem acasalamento...
    é isso ai!
    abs!
    Rosiane Bitencourt
    12 de dezembro de 2010 23:14

    ResponderExcluir
  2. Vitor Carvalho disse...
    Seria legal se tivesse dicas de como montar um terrário.
    como fazer com que o acasalamento tenha sucesso, e como cuidar dos filhotes.
    outra coisa importante seria ensinar a identificar a idade do jabuti.
    13 de dezembro de 2010 11:03

    *ARIANE* disse...
    Olá Renato, gostei de todas as dicas do seu blog, fiquei com a jabuti da minha mãe depois que ela se mudou, enfim, nao sabia o que fazer e aprendi muito no seu blog. Minhas duvidas sao quanto a alimentacao e agua, a minha jabuti Lili so come frutas, nao gosta de legumes, a racao especifica nem pensar, e agua ela nao bebe muito. Mas procuro dar frutas que contenham bastante agua, e a quantidade que eles comem tambem é importante. A Lili ainda é um bebe, tem 2 anos e como bem pouco, meia laranja por dia, ou 4 acerolas que ela adora, ou meia banana, ou 4 graos de uva. Fico preocupada se ela nao vai ficar com fome, mas ela nao aceita mais do que isso. Acho que é isso, parabens e continue nos ajudando.
    Ariane
    27 de dezembro de 2010 21:57

    Maila disse...
    OOoo to doida pra ver esse livro...
    Qd saí ? rsrsrs
    Bom Gostaria muito que se referisse a possiveis doenças dos jabutis e a importancia de uma boa alimentação pois, muita gente acredita q o jabuti só aparece qd está com fome ou só da alface prejudicando a saude e o casco do animal!
    Qd sair o livro tem q dar um jeito de vender aqui em sampa hein!
    abraços
    4 de janeiro de 2011 16:34

    Helena disse...
    O que não pode faltar nesse livro de jeito nenhum, é a importancia do sol na vida dos jabutis. (fiquei chocada com as fotos que vi de jabutis com DOM! Imagina o sofrimento dos coitadinhos!)E também desmentir de uma vez por todas aquela crença imbecil de que confinando o jabuti em baixo da cama, ele cura bronquite. Escuto essa idiotice até hoje, e sempre tenho que explicar a verdade.
    Parabéns pelo trabalho e dedicação! São poucos os que se preocupam com essas espécies. A maioria acha que só cachorro é que merece atenção.
    12 de março de 2011 00:50

    Magda disse...
    Tenho jabutis desde 1985, quando ganhei um filhote de 1 ano. Tenho um livro de registro onde acompanho o desenvolvimento deles. De um modo geral, as pessoas de encantam com os filhotes! Mas, não é bicho de terrário não! Eles crescem e muito... quando pequenos se bem tratados, dobram de tamanho de uma ano para outro. O bicho gosta é de quintal, de tomar sol, tomar água fresca... caçar caramujos e minhocas nos dias de chuva (o bicho é carnívoro - não sobe em árvore para colher frutas, tem até uma fábula famosa "O urubu e o jaboti" que define muito bem essa relação do bicho com carniça. No mato se tem urubu sobrevoando, vai ter jaboti no chão!) Não vivo sem os meus bichos! hoje tenho um plantel de 11 indivíduos, numa proporção de aproximadamente 10m2 de espaço livre para cada um. LINDOS! mgsocorro@ig.com.br
    28 de março de 2011 23:50

    VIVI disse...
    Estou encantada, adorei lhe encontrar, meu jabuti (touche) ontem colocou 2 ovos lindos rosinha e sem cruzar, o que esta acontecendo com ela? isso é normal? vou lhe mandar a foto dela com os ovos.
    meu e-mail é: vsdiaz@bol.com.br
    13 de setembro de 2011 21:25

    ResponderExcluir
  3. simi disse...
    Renato, olá. te enviei um email ontem sobre a minha jabuti Tábata. Nele tem várias fotos, todas tenho em alta resolução (pata impressão, se precisar pode usá-las sim)!
    Abraço,
    Simara
    21 de novembro de 2010 23:05

    Maila Pacífico disse...
    Olá Tudo bem? já te enviei algumas fotos de minhas jabutis... infelismente uma delas morreu nesta segunda feira, porám essa semana chegará outro casalzinho além disso nesta semana tbm o serralheiro irá teminar o viveiro delas te enviarei muitas fotinhas ainda este mês abraços
    MAILA PACÍFICO
    mailapacifico@uol.com.br
    6 de dezembro de 2010 21:24

    Anônimo disse...
    olá...
    mandei um e-mail com algumas fotos dos meus bichinhos...
    qdo tiver mais te mando!
    Rosiane Bitencourt
    12 de dezembro de 2010 23:25

    Lígia disse...
    Olá tudo bem? Acabei de te enviar umas fotos da minha jabota Tatá, espero que você possa aproveitar alguma delas no teu livro. Devo tirar mais umas por esses dias, não tirei mais pq esta chovendo e um pouco frio e ela está muito amuada no cantinho o dia todo, assim q tirar te mando mais, ok?
    4 de janeiro de 2011 16:48

    Michelle Turelli disse...
    Ola Renato...
    Mandei a fotinho da minha bb Dalila....
    Espero que goste...
    22 de janeiro de 2011 17:44

    tyyul disse...
    -.- tenho dois jabutis bebes, em breve te encaminho as fotos deles, no momento estou planejando um terrario para eles.
    Bruno
    13 de março de 2011 11:18

    Anônimo disse...
    olá estarei te enviando fotos da minha fofura que tenho em casa se quiseres pode colocar em seu livro, há é muito interessante seu blog.
    vlw
    30 de março de 2011 17:32

    Anônimo disse...
    Vou mandar umas ftos pra vc
    9 de abril de 2011 17:40

    Miuga disse...
    Vou enviar de minhas 2 meninas rs
    5 de julho de 2011 11:06

    Larissa Ferreira Gonçalves disse...
    Oi. Espero que tenha recebido as fotos que te enviei da minha baby Julieta.
    Abraços
    Larissa
    24 de julho de 2011 20:34

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa boa, seria você fazer, meio que passo- a-passo do que você tem que ter pra ter um jabuti, e o que fazer quando comprar.

    ResponderExcluir
  5. A minha sugestão é que no seu livro tenha um espaço para reprodução, do acasalamento aos filhotes. Breve enviarei fotos dos meus jabotis acasalando para ilustrar seu livro.Eles se chamam Zeus e Afrodite.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Acho que o livro deve falar sobre a alimentação deles, sugestões de uma dieta saudável, como reacostumar aqueles jabutis que só comem ração ou apenas um tipo de alimento; suas necessidades essenciais de cálcio; ideias de terrários, como fazê-los (algum exemplo simples e fácil); sobre a questão legal dos jabutis, falar sobre as punições que o IBAMA dá para quem tem o animal ilegal em casa(nunca ouvi falar sobre isso mas acredito que alguma confusão acontece); sua importância no meio ambiente; quais espécies são legalizadas pelo IBAMA (acredito que seja o jabuti-tinga e o jabuti-piranga), suas fichas-técnicas e características; a diferença entre jabuti, cágado e tartaruga (isso não pode faltar mesmo); a questão do acasalamento(cuidados, restrições, observações, seja o que for), onde os ovos serão colocados, o que fazer com eles, se devem ficar com os pais por algum tempo(acredito que para esta espécie isto não seja necessário, mas como não entendo sobre o assunto...), se o IBAMA aceita eles, e assim vai; como distinguir os sexos e se possível a idade; como saber se o animal esta doente, que doenças são mais comuns e seus sintomas, que observações fazer, como evitar estas doenças, o que a falta de cálcio provoca nestes animais, doenças causadas pela alimentação e falta de raios solares; como dar banho, se o dia deve estar quente, a temperatura da água; contar as lendas e superstições sobre os jabutis e repreender ou corrigir aquela história de que jabuti embaixo da cama cura bronquite(acredito que isso prejudica alguns jabutis); se jabuti hiberna(vi uma reportagem que diz que na natureza jabutis hibernam e por isso são mortos em queimadas, desmatamentos e etc.), se em cativeiro eles hibernam; observações como: jabutis não sabem nadar(em água funda eles se afogam), proteção contra qualquer predador (ouvi dizer que ratos comem jabutis pequeninos), etc..
    Espero não estar atrasada para dar sugestões...
    O teu blog é muito bom, me ajudou demais mesmo!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Excelente trabalho Renato, parabéns pela iniciativa!!!

    Seu livro sera apenas sobre jabutis?...Já pensou em incluir as tartarugas aquaticas?

    ResponderExcluir
  8. TE ENVIAREI FOTOS DOS MEUS JABUTIS, NÃO ESQUEÇA DE FALAR SOBRE ACASALAMENTO E O FATO DA REPRODUÇÃO. ADOREI SEU BLOG. SORTE NO LIVRO. UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler o seu livro!!!

    Você tem uma ideia de quando você pretende publicar???

    ResponderExcluir
  10. Olá, meu sonho é ter um jabuti, se alguém quiser doar estou aqui:)!
    meu email para contato: corretorfusion@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu tenho um jabuti, que tem 10 cm ainda! Não sei se é macho ou fêmea, não da pra ver ainda! tem 2 meses só! Por isso ainda não escolhi o nome. Mas o jabuti come muito! Ela comeu outem um pedaço de banana, e uma folha de alface. Mas ela não é chegada na cenoura (ralada) não! E bebeu água! Hoje comeu um pedaço de abóbora, biliscou o tomate, e visitou a couve, mordeu a maçã, e se molhou um pouco!! Pra um bichinho tão pequeno ela come muito!! E o pior, não sabemos se esse bicho ta gordo ou magro!
    Odeio quando ela faz um barulho estranho que nem cobra quando tento fazer carinho na cabeça dela!
    Já pedi para fazer uma casinha pra ela, vai ficar 62X80, acho que ta bom! ela é pequenininha! Tirei umas fotos dela! e quando a casinha chegar vou enfeitar e te mando a foto! Só queria saber si onde ela dorme pode colocar serragem pra ficar macio, e si tem problema si ela comeu uma serragem por descuido meu! espero que ela não passe mal! Mas ela comeu serragem! E tomara que ela não tenha apêndice, porque ela gosta de semente de tomate! rs
    E pintar o casco dela! Acho que não tem nada haver não! Fica linda!
    Espero que o livro chegue aqui na minha cidade também! Vassouras- rj, pra mim comprar!! Assim eu aprendo mas, e não permaneço estabanada, e entenda um bicho tão lento!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá minha jabuti colocou 6 ovos. É verdade que não pode mexe-los? O que faço?

    ResponderExcluir
  13. Ola! Ganhei recentemente um Jabuti e a anos estava querendo um, e estou muito feliz. Enfim gostaria de saber como está o andamento do livro?
    Acho legal você colocar como cuidar do ovo até nascer o Jabuti, isto porque conheço duas pessoas que estão com ovos,porém não sabem o que fazer.
    Ademais que Deus te ilumine e continue ajudando nós *-*. Confesso que estou entrando quase todos os dias no seu blog para ver sua postagens antigas, na qual vem esclarecendo muito minha dúvidas sobre este animal maravilho e "diferente" que é o Jabuti. Ultimamente estou pensando muito em Jabuti e me apaixonando por este animal que vem me cativando a cada dia que passa!!!

    ResponderExcluir