26 de janeiro de 2010

Kit Jabuti, parte 3: onde comprar


continuando...
Onde Comprar Produtos para Répteis?

Pessoal, eu nunca comprei em nenhuma das lojas listadas abaixo e tive conhecimento delas em pesquisas na internet sob uma avaliação superficial do site de cada loja e de seu serviço de venda online, mas tentei selecionar as que me pareceram boas. Portanto, não tenho como afirmar se são realmente boas ou ruins e caberá a você a decisão de comprar ou não nesses locais. Eu até sugiro a quem comprar, postar aqui um comentário sobre o que achou da loja, do serviço, do preço, etc. Ainda, se alguém conhece alguma outra loja, além das listadas aqui, me avise que a colocarei na lista. Assim a gente pode se orientar melhor.

1.0 - Lojas Brasileiras:

http://www.aquabetta.com.br - Curitiba/PR
http://www.pangeazoopet.com.br - Curitiba/PR
http://www.aviariosaopaulo.com.br - Curitiba/PR
http://www.petcompre.com.br
http://www.aquaonline.com.br
http://www.petsupermarket.com.br
http://www.aquariushobby.com.br
http://www.biomaniaanimais.com.br
http://www.zoopets.com.br
http://www.petzone.com.br
http://www.aquariosweb.com.br
http://www.petcentermarginal.com.br 

2.0 - Lojas Estrangeiras:

(antes de comprar, leia abaixo as dicas para comprar no exterior)

http://www.herpsupplies.com
http://www.reptiles.swelluk.com
http://lllreptile.com
http://www.reptiledirect.com
http://www.reptilesupply.com
http://www.drsfostersmith.com
http://www.thatpetplace.com
http://www.petsmart.com
http://www.bigappleherp.com
http://www.pets-warehouse.com
http://www.carolinapetsupply.com
http://www.turtlecafe.com
http://www.turtlestuff.com 

3.0 - eBay:

http://www.ebay.com - Sempre compro e recomendo.


Como Comprar Produtos do Exterior?

1.0 - Introdução:

Comprar produtos no exterior pode não ser a coisa mais fácil do mundo, mas vale muito a pena em termos financeiros, ainda mais em se tratando de artigos para répteis, nicho de mercado que o Brasil está engatinhando ainda.

Nosso país infelizmente é o país dos impostos e qualquer coisa importada que você compre aqui sairá na maioria das vezes o dobro do preço do que se comprada no exterior. Ainda, achar produtos importados para répteis aqui no Brasil não é tarefa fácil, sendo que mesmo que você ache, o exorbitante preço o impedirá de comprar.

Para exemplificar, um item básico como uma lâmpada Exo Terra Repti Glo 5.0 Compact Tropical Terrarium Lamp aqui no Brasil sai em torno de R$55,00 sem o envio e no exterior com o envio somado sai por U$20,00 o que em reais é R$35,20, considerando o dólar a 1,76. Parece brincadeira, não é? Mas é a pura verdade.

Apesar de sair tão barato assim, existem alguns empecilhos a se considerar antes de comprar no exterior.

O primeiro deles é que você tem que saber inglês. Em segundo lugar, você tem que entrar em contato com a loja antes de realizar a compra para confirmar se eles enviam para o Brasil. Se sim, você ainda terá que confirmar o preço do envio e calcular se vale a pena comprar no exterior ou no Brasil (isso se você achar o produto desejado aqui...). Na grande maioria das vezes você verá que valerá e muito a pena.

Você deve levar também em consideração que o Brasil dificulta muito a importação de produtos (Se já não bastasse ser o país dos impostos, tem mais essa ainda, jóia né?).

Qualquer produto que você compre no exterior terá que pagar impostos se for pego na alfândega brasileira e sairá bem mais caro no final das contas (muito mais caro eu diria, país dos impostos e tal... Lembra?). O que você precisa saber é que todos os produtos pegos na alfândega terão que pagar 60% do valor do produto e do envio somados, fora os 18% de ICMS (dependendo do Estado onde você mora). Mas não se assuste tanto, para tudo damos um jeitinho, não é?

É possível que pessoas que moram em outros países mandem presentes para você que não pagarão impostos mesmo se forem pegos pela alfândega, mas considerando um limite de U$50 (dólares) do valor do produto e do envio somados. Não é muita coisa, mas já ajuda. Sendo assim, vale uma conversa com o vendedor no exterior para ver se ele te manda um presente ;-)

Contudo, mesmo com isso de presente, há relatos na internet de que a alfândega pode dar um jeitinho também e cobrar impostos de você (jóia, né?). Sendo assim, de qualquer modo se prepare para pagar impostos se seu produto for pego ou para dá-lo como compra perdida, tudo dependendo do custo-benefício que este produto trará a você.

Se não bastasse tudo isso, há ainda outros problemas a se considerar. Tanto o pessoal da alfândega brasileira, quanto o pessoal dos correios brasileiro parecem gostar muito de alguns produtos que compramos do exterior e acabam pegando emprestado por tempo indeterminado.

Isso é realmente uma realidade triste, pois eu mesmo já tive péssimas experiências, como por exemplo, os produtos nunca chegarem, chegarem violados, entre muitos outros.

O pior de tudo disso, por não muito incrível que pareça, é que simplesmente não há nada que você possa fazer. Eu já liguei na alfândega, correios e até no Procon e nada foi resolvido, muito pelo contrário, como sempre, foram mal educados comigo (menos o pessoal do Procon). Isso acontece, porque não há nenhum tipo de rastreamento dos produtos quando eles entram no Brasil e ninguém que se responsabiliza pelas perdas.

Para ser mais exato, quando você compra algo dos EUA, você tem basicamente três opções para envio do produto pelo correio Norte-Americano, o United States Postal Service.

A primeira delas é o First-Class Mail® International, que é o que tem envio com preço acessível, mas sem rastreamento. A segunda é o Priority Mail® International, que é o dobro do preço e oferece serviço de rastreamento, o qual só funciona dentro dos EUA. O terceiro é o Express Mail International®, o qual é caríssimo demais para alguém ter coragem de usar, apesar de que este possui rastreamento que funciona no Brasil. O quarto e ultimo é o Global Express Guaranteed®, que eu nem vou comentar, pois você já imagina que ele é mais que o olho da cara.

Com isso, o que nos resta é comprar do envio mais barato, que é o First-Class, o qual, apesar de não ter rastreamento, é bem bom por sinal. O problema não está no EUA, mas sim aqui no Brasil, pois quando o produto chega aqui ele de vez em quando nunca chega em nossa casa.

Ao falar com o pessoal do correio e da alfândega eles me disseram que provavelmente o produto se perdeu, que não há nenhum modo de tentar rastreá-lo, que não se responsabilizam pela perda e que não há nada que eles possam fazer (jóia, né?).

Por tudo isso, eu ressalto que se você não gosta de se aventurar e prefere a segurança de ir à loja, escolher, pagar e levar, não compre produtos no exterior, pois você pode ser sorteado a perder seu investimento.

2.0 - Comprando no eBay:

A maior dica que eu dou para quem quer obter produtos importados a um preço mais acessível é comprar no site eBay.

Para isso, você precisa saber inglês, se registrar no site do eBay, no site do PayPal e você tem que ter um cartão de crédito que suporte operações internacionais.

Não é minha intenção aqui ensinar como mexer no site do eBay, por isso seria interessante você pesquisar antes de tentar comprar qualquer coisa lá.

É muito fácil achar tutoriais na internet que ensinam como comprar produtos no eBay. Com uma rápida googlada, eu achei os seguintes sites que podem te ajudar e muito, confira: Site1, Site2, Site3 e Site4.

Se você decidiu comprar pelo eBay, entre na categoria Pet Supplies e depois em Reptile Supplies. Após isso, sinta-se livre para pesquisar o produto de seu desejo.

Eu sempre compro dos vendedores Tim's Discount Pet Supplies e Burro Blanco. Para mim, eles são os melhores em termos de artigos para répteis e enviam para o Brasil com um preço bem camarada. Eu nunca tive problema com nenhum desses vendedores e a única vez que um produto não chegou, eu entrei em contato e a situação foi rapidamente resolvida com a devolução do meu dinheiro. Por isso, se algum problema acontecer, não deixe de contactar o vendedor, que certamente ele o ajudará.

Contudo, nós vivemos no Brasil e aqui os produtos vindos do exterior tendem a demorar até 3 meses para chegar. Esteja preparado para ter muita paciência.

Espero que este longo post tenha sido util para você e o ajude a providenciar melhor qualidade de vida ao seu querido amigo cascudo.

Muito obrigado a todos!!!

Grande abraço!

3 comentários:

  1. Esse Blog foi feito com um empenho sem igual. Quanto carinho com os bichos e com a gente que está em busca de informações de como cuidar dos nossos jabutis. Muito obrigada por isso! Sucesso na sua profissão e em tudo que vc realizar.

    ResponderExcluir
  2. O seu blog é MARAVILHOSO!
    Presta uma grande ajuda a quem realmente ama estes bichinhos.
    PARABÉNS e um grande abraço!
    Gisele - RJ

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS Renato !
    adorei seu blog, muita sorte pra vc, sempre !! ;**

    ResponderExcluir