26 de janeiro de 2010

Terrários Vida de Jabuti



EM CONSTRUÇÃO




Desde a compra de Fuxico e Nüwa eu venho sempre tentado oferecer a melhor moradia possível para meus jabutis. Uma tarefa que pode não ser muito fácil se considerarmos que moro em um apartamento em Curitiba, onde faz muito frio.

Os jabutis piranga não são animais muito exigentes se comparados com os jabutis de outras espécies e até mesmo a outros répteis. De fato, são considerados uma das espécies de jabutis mais fáceis de se cuidar, além de serem muito dóceis e queridos.

Como já dito anteriormente neste blog, para poder oferecer uma boa moradia, que promoverá uma ótima qualidade de vida aos jabutis, o terrário deve ter o maior espaço possível que se pode oferecer, além de temperatura, umidade e um substrato (solo) adequados.

A maior dica é tentar imitar ao máximo o ambiente natural em que os jabutis vivem na natureza. 
 
Sendo assim:

1.0 - Segundo o livro South American Tortoises, 'Chelonoidis Carbonaria, C. Denticulata and C. Chilensis' (Chelonian Library 3) por Sabine Vinke, Holgren Vetter, Thomas Vinke e Susanne Vetter, o melhor do ramo, a legislação alemã exige que:
- para 1 ou 2 jabutis, o comprimento do terrário deve ser de no mínimo 8 vezes o comprimento da carapaça do animal (o maior dos dois), a largura do terrário deve ser de no mínimo 4 vezes comprimento da carapaça do animal. Em relação a altura, no mínimo  2 vezes o comprimento da carapaça do animal.
- para 3 ou 4 jabutis: aumenta-se os valores em 10% para cada animal a mais.
- para 5 em diante: aumenta-se 20 % para cada animal a mais.

Contudo, muitas vezes não é possível reproduzir o tamanho integral dos terrários em casa. Por isso, nessas situações o que vale é o bom senso, ou seja, ofereça o máximo que conseguir ao animal e certifique-se de que ele não está em sofrimento.

2.0 - A temperatura ideal para o jabuti piranga é de no mínimo 27C de dia e de 21C de noite, sendo que a fonte natural de calor deles é o sol. Contudo estudos mostraram que jabutis que vivem na região do equatorial preferem manter seu corpo a uma temperatura de 29-30C.

Se banhos de sol não forem possíveis, é necessário adquirir uma lâmpada normal de iluminação (UVA),  outra de emissão de raio ultravioleta B (UVB) para que realizem a conversão da vitamina D na pele e, por ultimo, outra com a finalidade de emissão de calor. 

Atente sempre para oferecer um gradiente de luminosidade e aquecimento no terrário para que seu jabuti escolha onde quer ficar, no escuro, no claro, no frio ou no quente. 

Ainda, luz e calor devem ser direcionadas na mesma área e posicionadas sempre no alto para melhor simular o sol e não incomodar o animal com luz diretamente nos olhos. O bom manter uma temperatura de 33C na área mais quente. 
Por ultimo, o fotoperíodo para o jabuti é de 12-14 horas, sendo que um timer o ajudará muito a manter um bom controle;

3.0 - A umidade deve ser alta para evitar desidratação e problemas respiratórios. Existem algumas maneiras de se manter a umidade em níveis mais altos, mas a mais fácil e acessível delas é sempre deixar uma parte do solo do terrário molhada. Assim a evaporação natural da água irá consequentemente aumentar a umidade do ambiente;

4.0 - O substrato é um item muito controverso entre os estudiosos. Eu sigo a recomendação de um artigo do Tortoise Trust Web e substrato que se aproxima mais do ideal é uma mistura de terra (considerando as mais argilosas) e areia na proporção 60/40 (três medidas de terra para uma de areia). Para melhorar mais ainda você pode misturar um pouco de material orgânico, como fibra de coco dessas que se compra em lojas de jardinagem, para que se assemelhe mais ao solo de florestas que são cobertas com folhas de árvores caídas e com bastante material orgânico misturado. 

Ainda, a camada de substrato deve ser de no mínimo 5 cm de altura e deve ser renovada com o tempo, evitando mau-cheiro e proliferação excessiva de bactérias.  

Também, evite solos muito lisos, pois eles forçam os membros do animal e, com o passar do tempo, à medida que o animal vai crescendo, podem levar à deformações sérias no esqueleto, podendo ser irreversíveis e levar à dor e dificuldade de locomoção. Nada bom para a saúde de seu animal.


Primeiro Terrário

Ao comprar meus jabutis eu não tinha ainda muitas informações para montar uma boa moradia para eles. Inicialmente eu pensei em construir um terrário de borracha que não fosse lisa para que os jabutis não escorregassem. 

Mas não foi uma idéia muito boa, pois, apesar de ser prático para limpar, este não é um ambiente que imita o habitat natural em que os jabutis vivem. Ainda, não é bom para promover a umidade necessária. Para construir este terrário eu gastei cerca de R$40,00.

Dimensões: 170cm x 120cm x 15cm.


Fuxico e Nüwa não ficaram muito tempo neste terrário, pois eu logo já providenciei outro projeto. O bom deste terrário foi que eles ficaram em quarentena e se por acaso eles tivessem algum tipo de doença, como vermes, eu iria ver na urina e fezes deles e assim poderia tratá-los. Ainda, lembrando que se seu jabuti tiver vermes e o subtrato for de terra, você terá que trocar a terra após tratá-los, pois os ovos dos vermes ficariam armazenados na terra e reinfectariam os jabutis.


Segundo Terrário

Este terrário ainda foi provisório, pois eu não estava satisfeito com o primeiro terrário e ainda estava pesquisando mais. Não gastei muito para fazer este terrário, ao total, com terra, areia e tudo, o gasto final ficou em torno de R$80,00. 

Minha idéia foi construir algo parecido com aquelas piscinas de 1000L de criança e deixo já a dica aqui. Para você que não tem muita habilidade de construir coisas, comprar um piscina destas de 1000L é uma boa idéia, pois custa em torno de R$90,00 (só a piscina). Mas lembre-se que será ainda necessário adicionar um substrato, já que a lona desta piscina é muito lisa para você manter um jabuti.

Dimensões: 170cm x 120cm x 40cm.


Neste terrário eu já tinha comprado um série de itens, como lâmpadas UVB e térmicas, além de vitaminas e suplemento de cálcio. Também, eu já comecei a plantar uma série de plantas para servirem a alimentação para eles no futuro: almeirão, agrião, brócoli, chicória, couve-manteiga, dente-de-leão, figueira-da-índia, mostarda, rabanete e rúcula.


Terceiro Terrário

Este é a obra de arte em terrário. Deu muito trabalho para construir e o gasto foi maior, mas como vocês verão nas fotos, tudo valeu muito a pena a agora é só relaxar junto com os jabutis.
Não tenho muito o que falar, as imagens dizem tudo.

Dimensões: 170cm x 120cm x 30cm.


Espero que com este post eu possa ter ajudado os donos de jabutis por este Brasil afora a oferecerem uma moradia melhor para seus queridos amigos cascudos.

Obrigado a todos!!













63 comentários:

  1. Parabéns Re pelo empenho, engenhosidade e competencia na hora de montar este terrário!! Simplesmente ficou sensacional!!
    Tenho muito orgulho de toda a sua dedicação!
    Beijos para você, Fuxico e Nüwa.

    ResponderExcluir
  2. Re, ficou muito legal!!
    Parabéns pelo desempenho em fazer o terrário para o Fuxico e Nüwa.
    Beijos!!
    Continuo orgulhosa de você!

    ResponderExcluir
  3. Nossa vei! Que massa esses terrários!
    Vc feiz tudo fi?
    Sucesso ai cos jabuti!
    abraco

    ResponderExcluir
  4. Pois é Brunão, fiz quase tudo... A Kika fez a parte da decoração e eu o trabalho pesado, hahahahah. Ta demorando pra vc vir aqui em casa conhecer meus jabas, hein?!?!
    Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa re!! teus jabutis moram numa mansao!! tao melhor que nós hein hehehehe parabenss ficou lindo!

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber como é o nome desta terra que vc,colocou para ela ou ele ficar,que eu gostaria de comprar........

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!!Maravilhoso,adorei a idéia.Gostaria de saber qual o nome da terra e onde posso encontrar? obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Resposta ao Anônimo:
    A terra que eu coloquei é estas terras que vc compra em lojas de jardinagem, mas detalhe, eu comprei a sem preparo, ou seja, sem adubos e tal... Como vc pode ler acima no post, eu fiz uma mistura de 60% de terra e 40% de areia (comprei em loja de construção). Lembre que de vez em quando é bom molhar a terra para simular que choveu...

    Resposta a Andreia:
    Olá Andreia, tudo bom? Sua pergunta eu já respondi acima para o anônimo. Se tiver alguma dúvida a mais nao exite em perguntar.

    Resposta ao Fogos:
    Obrigado Fogos!! Deu um trabalhinho fazer este terrário, mas como vc pode perceber valeu muito a pena. Qualquer dúvida eu estou aqui para ajudar.

    Obrigado a todos!!

    ResponderExcluir
  9. nossa,fico mto legal
    tenho um jabuti filhotinho,e vou tenta fazer um q nem o seu *-*

    ResponderExcluir
  10. eu moro numa casa e fiz um cercado de tijolo pro meu jabuti e coloquei um pouco de terra e um pedaço de grama, fiz uma espeécie de gruta com dois tijolos em pé e coloquei uma forma de pizza em pedra sabão como teto. Deixei um prato de vaso com água, e peguei uma latinha e coloco alimento nela.Estou pensando em colocar mais terra, e colocar a fibra de coco.

    ResponderExcluir
  11. Hoje eu medi o meu jabuti, que eu chao de juju, ela está medindo 20 cm de comprimento e 19 cm de diametro, o terrário da juju tem 191cm de comprimento por 86 cm de largura, neste terrário como fica na parte externa da casa, ela pega sol na parte da manhã até 14:00hs +/-;minha dúvida são: será que preciso de uma lâmpada especial pra ela? A vasilha dela eu troquei por uma telha quebrada, o qual a anterior não era uma latinha e sim um pratinho de vaso de metal. Ela não gosta de alface. Será que eu coloco mais terra sendo que a altura do terrário é de 19 cm. e tem de terra 2cm. Como eu estou só com a fêmea eu não estou preocupado com criação, e também ela só tem 2 anos de vida, e sei que a vida útil de procriação dela começa aos 5 anos de idade. Você deve estar me perguntando como eu sei que ela é ela mesmo e não ele. É por causa do casco dela, se a parte inferior do casco for reto é fêmea, se for concâvo é macho. Se vc puder me ajudar eu gostaria, pois desejo que ela tenha muitos anos de vida ao meu lado.

    ResponderExcluir
  12. Olá malandragem_40, tudo bom?
    Como são muitas dúvidas que você tem, me envie um e-mail com algumas fotos e suas dúvidas novamente para que eu possa te ajudar melhor.
    O meu e-mail é vidadejabuti@gmail.com
    Fico no aguardo!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  13. Cara....vc é muito inteligente...parabens!!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito dos terrários. O meu improvisei com uma caixa plástica, coloquei fibras de coco e humus de minhoca como substrato, plantei algumas samambaias dentre outras plantas e fiz uma caverna de troncos de árvore. Não ficou como o seu Renato que está ótimo, mas ficou aconchegante.

    ResponderExcluir
  15. Renato, poderia me ajudar em uma dúvida?

    Bom, confesso que estou maltratando meus Jabutis, pois vivem em um espaço de 1,30 m x 1,30 m, e ainda dividem espaço com Codornas.

    Resolvi que vou mudar drasticamnte de opinião (mas esse "drasticamente" é coisa boa hehe :P): irei fazer um Terrário de 2,48 de Comprimento x 1,15 de Largura x 50 cm de Altura.
    Eles já tem uma casinha de madeira que eu mesmo fiz,que tem 53 cm de Comprimento x 43 cm de Largura x 30 de Altura.

    Mas minha dúvida, é justamente em questão do substrato: somente Areia já adiantaria?

    ResponderExcluir
  16. Claro que sim Juan, vamos lá!!

    Calma!! Não é o fim da picada, pois como você mesmo provou "drasticamente" tudo tem concerto...

    Bom, em relação ao tamanha, segundo o livro South American Tortoises, 'Chelonoidis Carbonaria, C. Denticulata and C. Chilensis' (Chelonian Library 3) por Sabine Vinke, Holgren Vetter, Thomas Vinke e Susanne Vetter, o melhor do ramo, a legislação alemã exige que:

    - para 1 ou 2 jabutis, o comprimento do terrário deve ser de no mínimo 8 vezes o comprimento da carapaça do animal (o maior dos dois), a largura do terrário deve ser de no mínimo 4 vezes comprimento da carapaça do animal. Em relação a altura, no mínimo 2 vezes o comprimento da carapaça do animal.

    - para 3 ou 4 jabutis: aumenta-se os valores em 10% para cada animal a mais.

    - para 5 em diante: aumenta-se 20 % para cada animal a mais.

    Contudo, muitas vezes não é possível reproduzir o tamanho integral dos terrários em casa. Por isso, nessas situações o que vale é o bom senso, ou seja, ofereça o máximo que conseguir ao animal e certifique-se de que ele não está em sofrimento.

    Em relação ao substrato, como eu disse anteriormente, eu sigo a recomendação de um artigo do Tortoise Trust Web o qual diz que o substrato que se aproxima mais do ideal é uma mistura de terra (considerando as mais argilosas) e areia na proporção 60/40. Para melhorar mais ainda você pode misturar um pouco de material orgânico, como fibra de coco dessas que se compra em lojas de jardinagem, para que se assemelhe mais ao solo de florestas que são cobertas com folhas de árvores caídas e com bastante material orgânico misturado.

    Ainda, a camada de substrato deve ser de no mínimo 5 cm de altura e deve ser renovada com o tempo, evitando mau-cheiro e proliferação excessiva de bactérias.

    Também, evite solos muito lisos, pois eles forçam os membros do animal e, com o passar do tempo, à medida que o animal vai crescendo, podem levar à deformações sérias no esqueleto, podendo ser irreversíveis e levar à dor e dificuldade de locomoção. Nada bom para a saúde de seu animal.

    Somente areia eu não acho que seja uma boa, pois a areia tem uma capacidade de "chupar" água muito forte. Sabe Juan, achar terra não é tão difícil assim, muito menos é caro. Acredito que vale o esforço.

    Problema resolvido??

    Mande notícias e se possível fotos quando tudo já estiver pronto. Vou ficar esperando!!

    ResponderExcluir
  17. Muito Obrigado Renato, já me ajudou muito, hehe, pois é, esqueci de falar, na verdade é duas Jabotas filhotes, uma é Jabuti-Tinga, tem 20 cm e se chama "Cruecha" (peguei ela quando tinha 5 cm)...
    E a outra é um Jabuti Piranga, deve ter uns 14 cm, está sem nome ainda.

    Mas na verdade, só vou ficar com a Cruecha, pois darei a outra para um parente meu (ele tem uma chácara enorme).

    Ao substrato, pretendo que colocarei areia, terra e um pouco de fibra de coco.
    Não entendi muito bem a proporção 60/40... Como seria? Devia ter mais terra do que areia?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Outra coisa: nessa foto: http://lh5.ggpht.com/_Qo34sfIi1pY/S6EDdPPHT7I/AAAAAAAAAhc/PQhLZqNhLkw/s1600/tortable3big.jpg você sabe que tipo de substrato a pessoa usou?

    ResponderExcluir
  19. Olá Juan, então não terá problemas, pois misturar espécies não é recomendado.

    Quando digo que a medida deve ser de 60/40 eu quero dizer que para cada 3 baldes (ou medida) de terra, você adiciona um de areia. Deu para entender agora??

    Olhei a imagem, mas não consegui identificar com precisão o tipo de substrato, acredito que seja terra mesmo...

    Obrigado por participar!!

    ResponderExcluir
  20. Boas,

    Acho que decidi agora que os deixarei soltos no quintal, de 11 metros de Comprimento x 3,50 metros de Largura, mas ainda sim haverá uma parte com terra e areia...
    Mas, quando a noite chegar, os guardarei no espaço cubico de 1,30 m x 1,30 m, (me livrarei das Codornas em breve) para os protegerem do frio e de animais que rondam por aí pela noite.

    Mas porque não é recomendado misturar espécies?
    Seria pelo tamanho do espaço que iriam viver?

    ResponderExcluir
  21. Olá Juan, misturar espécies não é recomendado, porque elas podem se acasalar e produzir filhotes híbridos. Isso é um problemão. consultei a literatura que tenho e todos falam para não deixar jabutis de diferentes espécies se acasalarem.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  22. Ola Renato, tudo bem?
    Ganhei um filhotinho de jabuti piranga (com 5cm de comprimento) a uma semana, só que ele(a) não quer comer, água ele bebe, mas não come nada. Nem sei mais o que colocar para ele, estou começando a ficar preocupada. Também gostaria de saber se dá pra saber o sexo nessa idade, quero colocar um nome mas não sei como. Vc pode me ajudar de alguma maneira?
    Desde já agradeço pela atenção e aguardo uma resposta!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Olá Anônimo, tudo bom e você?

    Hum... Quanto tempo de vida tem este jabuti?? Os jabutis recèm-nascidos ficam um mês aproximandamente sem comer, ficam somente consumindo as energias que possuem em uma bolsa na parte externa do plastão (parte de baixo do casco).

    Sobre a alimentação, peço que confira este tópico: http://vidadejabuti.blogspot.com/2009/01/duvidas.html e se ainda assim tiver dúvidas, entre em contato, ok??

    Em relação ao sexo do animal, é muito difícil saber nesta idade. Somente por um exame de sangue mesmo... Você começará a ter uma idéia do sexo do animal somente quando ele tiver 06 anos, quando ele entra na fase reprodutiva. Nesta fase as diferenças entre os sexos se acentuam.

    Até mais!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Renato..
    Ganhei um jabuti.. ela é femea, seu nome é Juliana, tem 12 anos.. gostaria de saber sobre alimentação e moradia.. ela vive no meu galinheiro.. queria saber se tem algum problema..
    Bom.. estou te mandando um email pra melhor conversarmos..

    ResponderExcluir
  25. Oi Renato sou o anônimo que escreveu no dia 09/10/2010. Estou escrevendo novamente porque estou ficando desesperada, o jubuti não quer comer nada, só bebe água. Comigo ele já tem 20 dias, mas eu não sei se ele tem mais de um mês, continua com 5cm. Mas a minha maior preocupação é em relação ao fato dele não comer nada, já comprei aquela ração que vc indica (alcon Club - Répteis - Jabuti) e misturei nas frutas, já coloquei varios tipos de frutas em pedaços, amassadas, mas ele não se interessa.
    Também coça muito os olhos, vc sabe de alguma vitamina ou remédio para ajudar em alguns desses problemas?
    Se ele já tiver mais de um mês e ficar sem comer por muito tempo, só bebendo água, isso pode prejudicá-lo ou até mesmo levado a morte?
    Me desculpe por todas essas perguntas, mas estou muito preocupada. Adoro animais e já peguei um grande afeto por esse jabutizinho e não perde-lo por um descuido meu.
    Muito obrigada pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Anônimo, então, acredito que você deve levá-lo a um veterinário para uma avaliação. Contudo de antemão já digo que você deve insistir na alimentação. Continue oferecendo até a hora que o animal comer. Se o jabuti é muito filhote ainda ele não comerá muito. Inclusive nos 30 primeiros dias de vida ele só bebe água, ou seja, ele não come neste período.

    Acredito que esta coceira de olhos é normal, não precisa de remédios, somente um ambiente adequado, que não seja muito seco.

    Até mais!!

    ResponderExcluir
  27. E aquele fio ali, não há perigo do bicho morder sem querer e ser frito?

    ResponderExcluir
  28. Olá novamente Jamberê Cerqueira,

    Aquele fio é um aquecedor especial feito de um material especial contra mordidas. Portanto não há este perigo. Veja no post http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/03/kit-jabuti-parte-2.html a parte "3.0 - Cabo Aquecido".

    Até mais!!

    ResponderExcluir
  29. Olá,Renato! Mandei fazer um terrário de madeira com as seguintes medidas: 210cm x 120cm x 40cm.Você acha que eu fiz certo em fazer um terrário para um jabuti de 5cm com as dimensões de um adulto?Fiz isso porque não quero trocar de terrário mais...Esse tem de ser definitivo.

    ResponderExcluir
  30. Olá Anônimo,

    Com certeza sim!! Quanto maior o terrário, melhor para o jabuti.

    Talvez muito mais futuramente você precise trocar o terrário quando o animal estiver mais crescido, visto que essas medidas são o mínimo a se oferecer, ou seja, quanto maior, melhor...

    Até mais!

    ResponderExcluir
  31. Olá,Renato! Eu queria saber se foi você sozinho que fez tudo e se posso utilizar madeirite para fazr um terrário. Também queria saber se o jabuti piranga apresenta os mesmos desenhos na sua carapaça desde pequeno, pois tenho um jabuti que acredito ser piranga, digo isso pq tem escamas vermelhas, mas aquelas "bolinhas" amarelas no casco ainda não.

    ResponderExcluir
  32. Olá Anônimo, sim foi eu quem construiu tudo sozinho, praticamente sem ajuda, sendo que recebi ajuda da minha namorada no planejamento e decoração.
    Prefira usar madeira de melhor qualidade, pois o terrário pesa bastante e com o tempo a madeira tende a envergar.
    Para saber se um jabuti é piranga ou tinga o melhor é comparar um série de características e não só a coloração. Aliás, esta é a menos fidedigna. Para mais acesse o post "Conhecendo o Jabuti".
    Por favor, use o post dúvidas da próxima vez.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  33. Oi Renato ! Gostei muito do seu último terrário, feito em madeira e com rodinhas. Mas estou com algumas dúvidas : eu já tive um jabuti, que foi criado desde filhotinho em uma caixa de papelão com areia e eu lembro que quando a água do comedouro caía, ela era rapidamente absorvida pela areia e chegava ao fundo da caixa e com o passar do tempo a caixa foi se deformando. Queria saber se quando cair água acontece alguma coisa com a madeira, se esta madeira pode apodrecer por exemplo ? Que tipo de madeira você usou na construção ? E queria saber também em que tipo de loja você encontrou aquelas rodinhas, pois acho que fica fácil de transportar o terrário ! Aguardo resposta e desde já agradeço ! meu e-mail para resposta : brennocsbc200@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Mateus Gago - Cabo Frio/RJ - mateusazevedog@gmail.com14 de janeiro de 2011 às 18:14

    Pow ficou muito maneiro, e foi só melhorando né.
    Parabéns!
    Vou seguir algumas dicas sua.... abraços

    ResponderExcluir
  35. Olá, meu nome é Monique e tenho uma Jabuti de 10 anos, me inspirei em você para eu fazer o meu terrário. Obirgada por compartilhar conosco o seu conhecimento, aprendi muita coisa! Quando você voltar com seu projeto do livro, tenho várias fotos e em várias situações para compartilhar. Meu email: nikkycat10@hotmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Olá Renato, sou engenheiro civil, vendo as fotos do terrário dos seus jabutis, percebi de fato o trabalho que teve. Também percebi que o seu amor carinho pelos jabutis te inspirou muito, Parabéns, ficou lindo. Minha opinião técnica é que parece uma maquete, e quem faz maquete tem muita paciência pra construir. O terrário de fuxico e nüwa, foi inspirador pra mim e meu amigo,um pastor. Ele até me encomendou um parecido com o seu. Vou fazê-lo. Minha opinião pessoal é que o fuxico e a nüwa, estão em um pequeno paraíso artificial criado pelas suas mãos. Continue fazendo o bem com as suas mãos!
    Abraços, Euzebio.

    ResponderExcluir
  37. Olá, tenho uma jabuti chamada Samira, a 12 anos e ela está em tamanho médio ainda. Ela sempre ficou perambulando pela casa (e mordendo nossos pés hahha), gostaria de construir um terrário para ela, mas moro em um ap muito pequeno de um quarto só, ela ja sabe o lugar de se alimentar e tudo, sempre que quer comida ja fica paradinha esperando. Voce acha que eu devo construir um terrário pequeno para ela? estou com medo de construir e ela se sentir presa, ja que vive solta pela casa a muito tempo. Meu e-mail é hyasminpareja@hotmail.com
    beijos

    ResponderExcluir
  38. Renato, primeiro quero parabenizá-lo pelo imenso carinho e cuidado que vc dispensa aos seus jabutis. Para mim serviu como uma aula para criar minha jabutizinha Mini em condições adequadas. Sei que vc postou no início do blog que está dando um tempo, mas ainda não achei um site ou um blog tão legal e responsável como o seu. Gostaria de saber onde posso procurar identificar a espécie de jabuti que corresponde ao meu. Não é igual aos seus, que são mais côncavos. E tb como identificar as lâmpadas certas, a intensidade de calor que elas emitem, etc. Se puder me ajudar, ficarei muito agradecida!
    Abraços pra vcs 4!!!

    ResponderExcluir
  39. como o jabuti coloca o ovo nessa caixa?

    ResponderExcluir
  40. Oi vc faz terrários para vender?

    ResponderExcluir
  41. Quantos suportes para lampâdas vc usa? aonde vc coloca a lampâda de aquecimento e que suporte vc usa para ela?
    Por favor preciso de uma resposta urgente.

    ResponderExcluir
  42. cara, parabéns por tudo q vc fez aos seus jabutis. graças a vc estou tentando melhorar a vida dos meus sempre q posso e depois q vi o terrario q vc fez estou projetanso um que espero ser tão criativo quando o seu!

    ResponderExcluir
  43. RENATO
    Apaixonante esta suite...vou tentar fazer uma parecida para minha princesa. Mas, necessito de ajuda; ela não é legalizada, ganhei há cerca de um ano. Já sou apaixonada por ela e não posso perdê-la...vc sabe como posso fazer? desde já agradeço por este blog...vi que estou criando minha fofinha da forma correta.

    ResponderExcluir
  44. Sou Dhu e meu jabuti chegará amanhã gostei muito do seu blog e vou te acompanhar para aprender a cuidar do meu mais novo amigo cascudo. Mas tenho uma duvida eu irei ficar 3 dias fora de casa no natal. Sera que posso deixar ele sozinho ou tenho que deixar ele com alguém?
    Aguardo sua resposta. 8D

    ResponderExcluir
  45. Daniel Banhos Alves,
    Para nao ser necessario deixar com ninguem, eh necessario que voce deixe agua, comida (racao ou um pouco de folhagens) e aquecimento.
    Ate!

    ResponderExcluir
  46. Acabei de comprar meu jabuti e amei seu blog, pena q as fotos não estão disponíveis, pois queria fazer um terráreo parecido com o seu.

    ResponderExcluir
  47. oi as fotos estao com algum problema vc pode arrumar? eu gostaria de ver como é o seu terrario eu fiz uma mas nao tenho sertese se esta adequad se pudesse ver o seu ajudaria

    ResponderExcluir
  48. As fotos não estão aparecendo. Você pode arrumar? O seu post atraiu bastante atenção, estou louco pra ver os terrários e tentar construir um aqui em casa.

    ResponderExcluir
  49. Vou tentar arrumar as fotos ainda este semana pessoal, sobrando um tempo, faço isso. Abraços!

    ResponderExcluir
  50. Tenho umas fotos do meu terário, se quiser posso te mandar por email. Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  51. Olá Renato! Gostaria muito de ver as fotos dos seus terrarios.
    Vi que você disse que arrumaria, mas acho que esqueceu...rs

    Se possivel me avise por e-mail aleynem@ymail.com, acabei de ganhar um jabuti e não sei exatamente como agir...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato tb tenho a mesma dúvida....ganhei uma jabuti e preciso de ajuda...moro em uma chácara.....mais quero fazer um cantinho pra ela.....pq ela some de vez em quando!! As tuas imagens não consigo ver se puder me mande por email liliam.campos@bol.com.br

      Excluir
  52. Boa noite Renato!
    Poderia enviar algumas das fotos para mim tb? Tenho duas pequenas e preciso de um terrário para elas.

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  53. Aguardo ansiosamente pelas fotos...não consegui ver nenhuma!
    A Gertrudes chegou há uma semana e tem 3 meses...ainda cuido dela dentro de uma caixa de sapato e quero criá-la no nosso jardim de inverno (que é aberto) preciso pensar em algo!!

    obrigada!

    ResponderExcluir
  54. Boa noite Renato!
    Gostaria muito de ver as fotos dos seus terrarios. Poderia enviar algumas das fotos para mim ? Estou pra ganhar um jabuti e ainda não sei onde colocá-lo.
    Meu email é mariellecarvalho1@yahoo.com.br, se vc pudesse me avisar por lá eu ficaria muito agradecida.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Eu não to conseguindo ver as imagens acho que foram retiradas da internet. Quem puder mandar um email com fotos de terrários, tenho dois e quero fazer o mais rápido possível! Obrigado fico no aguardo. E se atualizarem as imagens entra em contato pelo email.

    ResponderExcluir
  56. Gostei muito das dicas,vou aproveitar ao máximo os conselhos para dar do bom e do melhor para as minhas jabutis tenho duas a Tuga e a Cuca!

    ResponderExcluir
  57. Oi, pode me mandar as fotos tbm? lyanacuicui@gmail.com xD

    ResponderExcluir
  58. olá,também não estou conseguindo ver as imagens,também podem me mandar as fotos? obrigada, marcellaalmeida2200@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. poderia me enviar as fotos tbm?
    aguardo
    grato, klauss729@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Mande as fotos, por favor: vacbuzios@bol.com.br.

    ResponderExcluir
  61. Vou fazer um terrario e pretendo colocar uma parte em grama sintética. O que acha?! Seria melhor ele todo com areia/terra/fibra de coco?!

    ResponderExcluir