26 de janeiro de 2010

Kit Jabuti, parte 1

Neste post eu apresento a vocês o Kit Jabuti, ou seja, os itens necessários que você precisa comprar para oferecer uma boa qualidade de vida ao seu jabuti.

Contudo, preste atenção, pois esta é a minha recomendação pessoal e alguns itens podem não ser necessários se consideradas algumas características do local em que o seu jabuti vive, como, por exemplo, clima, iluminação, alimentação balanceada, etc. Além disso, o item mais importante não está a venda, o amor ao seu animal de estimação. Este sim é o preditor de uma boa qualidade de vida ao seu jabuti, pois quem ama, cuida.

Sendo assim, a seguir você será apresentado a uma série de produtos que poderão ser encontrados em várias lojas pelo Brasil e pelo exterior. Fica a seu critério a escolha do local de compra, sendo o importante a compra de produtos de boa qualidade e duráveis.

Dentre as empresas que fabricam produtos para répteis eu recomendo:

- Exo Terra;
- Zilla;
- T-Rex;
- Komodo;
- Sera (muito vendida aqui no Brasil);
- ALCON (brasileira).

Abordarei quase totalmente os itens das marcas Exo Terra e Zoo Med, pois, na minha opinião, são melhores em quase todos tipos de produto. Mas há muita similaridade entre as marcas apresentadas, com muitos produtos quase idênticos e de mesma função e, assim, você poderá ficar a vontade e comparar um produto de uma marca com o de outra.

Aqui no Brasil, você encontrará com freqüência produtos da ALCON, que é brasileira, e da Sera, que é alemã, mas muito vendida por aqui. Ambas são boas e podem ser compradas e usadas sem medo. Mas se você tiver condições e paciência para pesquisar no comércio brasileiro ou comprar de sites no exterior, a Exo Terra e a Zoo Med valem muito a pena o investimento.

Ainda, se você tiver alguma sugestão, não deixe de comentar, pois, se plausível, colocarei aqui neste post.


Desse modo, o básico a se adquirir é:


1.0 - Lâmpada de Iluminação (lâmpadas UVA)

Por que é importante?

É importante para animais que não têm acesso aos banhos de sol. Estas lâmpadas promovem estímulos que geram um bem estar psicológico no jabuti, ou seja, uma iluminação adequada é preditora de um comportamento ativo e combate que seu animal fique apático e desinteressado. Além disso, uma iluminação de qualidade estimula seu jabuti a se alimentar adequadamente e como consequência disso seu amigo cascudo não ficará desnutrido e suscetível a doenças.

Lâmpadas incandescentes são preferidas, pois além de gerarem iluminação elas também geram aquecimento de DIA. Mas lembre-se que é sempre importante oferecer um gradiente de luminosidade e aquecimento para que seu jabuti escolha onde quer ficar, no escuro, no claro, no frio ou no quente. Ainda, luz e calor devem ser direcionadas na mesma área e posicionadas sempre no alto para melhor simular o sol e não incomodar o animal com luz diretamente nos olhos.

O fotoperíodo para o jabuti é de 12-14 horas, sendo que um timer o ajudará muito a manter um bom controle. Antes de você comprar uma lâmpada dessas, saiba que uma lâmpada comum serve como fonte de iluminação UVA, não precisa ser uma específica para répteis, apesar de que dá um charme a mais e talvez maior segurança também.

 

Esta lâmpada possui um traço de neodímio que gera um espectro de cor mais próximo do real. Além disso, por ser uma lâmpada incandescente ela promove aquecimento. Disponível em 15W, 25W, 40W, 60W, 100W e 150W.



É semelhante a de cima, mas difere desta por apresentar um refletor embutido em sua porção traseira que concentra tanto a luminosidade quanto o aquecimento no ponto em que estiver apontada. É uma boa quando você deseja concentrar mais a luminosidade e o aquecimento em um só lugar do terrário. Disponível em 50W, 75W, 100W e 150W.



As lâmpadas de halogênio são mais avançadas tecnologicamente e feitas para durar. Elas geram mais calor e luminosidade com maior eficiência. Para quem gosta de rigor esta é uma excelente lâmpada para iluminação e aquecimento. Ela ainda produz uma iluminação mais intensa e brilhante. Disponível em 50W, 75W, 100W e 150W.



Esta lâmpada possui um verdadeiro vidro azulado, não pintado e nem tingido, para oferecer melhor gradiente térmico. Portanto serve de iluminação e aquecimento. Disponível em 15W, 25W, 40W, 60W, 100W e 150W.



Esta é uma lâmpada incandescente que possui um sistema único patenteado de dupla reflexão que promove um aumento de 35% de luminosidade e aquecimento na área em que estiver apontada. É uma boa quando você deseja concentrar mais a luminosidade e o aquecimento em um só lugar do terrário. Disponível em 25W, 50W, 75W, 100W, 150W e 250W.



Semelhante à lâmpada de halogênio da Exo Terra. Disponível em 50W, 75W, 100W e 150W.


2.0 - Lâmpada que Emite Raio Ultravioleta B (lâmpadas UVB)

Por que é importante?

A radiação ultravioleta B é importante por promover a ativação da vitamina D na pele. Esta vitamina possui diversas funções ligadas ao metabolismo do cálcio, o que impedirá que seu jabuti apresente problemas ósseos.

Caso haja deficiência de vitamina D ou de cálcio na dieta, o jabuti desenvolve uma doença chamada Doença Óssea Metabólica (DOM), cujos sintomas incluem inchaço, letargia, fraqueza geral e tremores. O casco pode também tornar-se macio e flexível. Se o jabuti for mantido nesta condição durante sua fase de crescimento, ele também irá desenvolver deformações ósseas, bem como do casco.

O impacto da DOM é tão grande que ela continua a ser o assassino número um de jabutis em cativeiro (LINK). Este é um dos pontos mais problemáticos no cuidado dos jabutis. A gente vê muitos jabutis com problemas de desenvolvimento ósseo por falta de informação de seus cuidadores.

Por favor, atente para sempre oferecer raios UVB ou suplementação alimentar com vitamina D ativada, também chamada de vitamina D3. Também, lembre-se de sempre trocar as lâmpadas UVB após um ano de uso, pois elas vão perdendo eficiência com o passar do tempo. Para um uso correto, estas lâmpadas devem ficar acesas oito horas ao dia e a uma distância mínima de 30 cm do solo (dependendo do modelo).

Obs: não se pode usar um dimmer (reostato) em lâmpadas fluorescentes.



Esta lâmpada emite uma concentração ideal de raio ultravioleta B para espécies de répteis tropicais como o nosso jabuti piranga. São efetivas a uma distância de 30 cm do solo, sendo que mais do que isso o índice de UVB vai decaindo. Seu uso é recomendado como fonte extra de iluminação e não como única fonte, ou seja, será necessário que você ainda use uma lâmpada UVA das citadas acima. Disponível em 13W e 26W.



Esta é a lâmpada tudo em um. Por ser feita com vapor de mercúrio, ela ilumina, emite UVB e aquece, tudo ao mesmo tempo. Contudo esta lâmpada apresenta alguns inconvenientes, como  grande gasto energético e ela pode provocar algumas reações adversas pela grande quantidade de UVB produzida. Disponível em 125W e 160W.



Semelhante a Exo Terra Repti Glo 5.0 Compact Tropical Terrarium Lamp. Disponível em 26W.



Semelhante a Exo Terra Solar Glo. Disponível em 100W e 160W.


3.0 - Lâmpada de Aquecimento

Por que é importante?

Os répteis são animais pecilotérmicos, ou seja, eles não possuem sangue quente igual às aves e mamíferos. Isso significa que eles ficam com a mesma temperatura do ambiente em que vivem. Desse modo, animais adaptados a temperaturas mais quentes, como o caso do jabuti piranga, se mantidos em temperaturas mais frias por tempo prolongado irão diminuir seu metabolismo, ficar apáticos e imunodeprimidos, sendo, portanto, alvo fácil de doenças.

A temperatura ideal para o jabuti piranga é de no mínimo 27C de dia e de 21C de noite, sendo que a fonte natural de calor deles é o sol. Contudo estudos mostraram que jabutis que vivem na região do equatorial preferem manter seu corpo a uma temperatura de 29-30C.

Ainda, lembre-se que ao oferecer uma fonte de calor ao ambiente do seu jabuti, esta deve estar disposta de tal modo que permita um gradiente de temperatura. Assim, se seu jabuti pode escolher se quer ficar em uma área mais quente ou mais fria. O bom é manter uma temperatura de 33C na área mais quente.

Por ultimo, é interessaste associar um dimmer (reostato) a esta lâmpada de aquecimento, pois assim você poderá controlar melhor a quantidade de calor emitido.



Esta lâmpada poderia até parecer uma lâmpada normal se não fosse pela sua coloração vermelha. De fato, isto tem um propósito, que é o de aquecimento sem perturbar o animal com luminosidade. Esta lâmpada da Exo terra possui um filamento especial que promove mais aquecimento do que luminosidade. Se isso não bastasse, ela ainda possui um refletor embutido em sua porção traseira para concentrar mais o calor. Por último, sua coloração vermelha não perturba o animal de noite, sendo esta uma excelente fonte de calor 24 horas por dia. Disponível em 50W, 75W, 100W e 150W.



Esta lâmpada é a top de linha quando se fala de aquecimento. Ela é feita de cerâmica e é extremamente durável. Ainda, além de ser capaz de emitir muito calor, ela não produz luminosidade. Sendo assim, poderá ser usada 24 horas por dia. Só uma coisa, muito cuidado para não se queimar, pois ela fica muito quente. Disponível em 40W, 60W, 100W, 150W e 250W.



Semelhante a Exo Terra Heat Glo Infrared Heat Lamp. Disponível em 50W, 75W, 100W e 150W.



Semelhante a Exo Terra Heat Wave Lamp. Disponível em 60W, 100W, 150W e 250W.


4.0 - Suporte para Lâmpadas

Por que é importante?

Um suporte adequado, tanto para as lâmpadas de luminosidade, quanto para as de aquecimento, impede o desperdício de luz ou calor ao ajudar a concentrá-los em um determinado local.

Ainda, suportes adequados, principalmente para as lâmpadas de aquecimento, são importantes para evitar que você ou seu jabuti se queimem acidentalmente ou até mesmo para impedir um incêndio.





Este suporte é o modelo padrão de suporte para lâmpadas. É ideal para ser usado com qualquer tipo de lâmpada (até a de cerâmica pode). Possui um soquete de cerâmica que aguenta altas temperaturas. Disponível em 14cm (5.5"), 21cm (8.5") e 25cm (10").



Este suporte é ideal para ser usado com aquelas lâmpada de aquecimento de cerâmica, uma vez que protege contra queimaduras acidentais. Ainda, este modelo tem um soquete também de cerâmica que aguenta altas temperaturas. Disponível em tamanho pequeno e grande.



Suporte para lâmpadas fluorescentes. Coloquei aqui somente com um intuito representativo para que você tenha uma idéia de que essa possibilidade existe. Além de não se achar facilmente este modelo no Brasil, se você achar, pode ter certeza que você não vai querer comprar dado o exorbitante preço.


Semelhante ao Exo Terra Glow Light. Disponível em 14cm (5.5"), 21cm (8.5") e 25cm (10").



Semelhante ao de cima, com a diferença de já possuir um dimmer (reostato) acoplado. Disponível em 14cm (5.5"), 21cm (8.5") e 25cm (10").



Este suporte é semelhante ao Exo Terra Glow Light, contudo ele possui a forma de domo para cobrir a lâmpada e assim concentrar ainda mais a luminosidade ou o aquecimento. Disponível em 25cm (10").



Semelhante ao Exo Terra Wire Light. Disponível em 25cm (10").


5.0 - Termômetro e Higrômetro

Por que é importante?

Ter um controle maior da temperatura e umidade do ambiente em que seu jabuti vive é fundamental e só é possível se você tiver como medir ambas. Como já dito anteriormente, se seu jabuti for mantido em temperaturas mais frias, ele irá diminuir se metabolismo, ficar apático e imunodeprimido, sendo, portanto, alvo fácil de doenças. Além disso, do contrário, fazer churrasquinho de jabuti não deve ser sua intenção, não é?

Sendo assim, dê preferência a termômetros digitais, pois estes apresentam em sua ponta um medidor que pode ser colocado na área em que você quer medir a temperatura.

Por outro lado, baixa umidade do ar pode causar desidratação e problemas respiratórios. Existem algumas maneiras de se manter a umidade em níveis mais altos, mas a mais fácil e acessível delas é sempre deixar uma parte do solo do terrário molhada. Assim a evaporação natural da água irá consequentemente aumentar a umidade do ambiente. Uma dica, aqui no Brasil termômetros e higrômetros das marcas citadas são muito caros. O jeito é comprar em sites estrangeiros ou um genérico no camelô de sua cidade ;-)



Termômetro básico.



Termômetro analógico.



Termômetro digital.



Higrômetro analógico.



Higrômetro digital.



Termômetro e higrômetro digitais em um mesmo aparelho.



Termômetro básico.



Termômetro analógico.



Termômetro digital.



Higrômetro analógico.



Termômetro e higrômetro analógicos em um mesmo aparelho.


6.0 - Ração

Por que é importante?

Dar rações para os jabutis é uma excelente idéia. As rações são muito bem balanceadas e contêm todos os nutrientes que os jabutis precisam para um bom crescimento. Fala-se até que com rações os jabutis crescem mais rápido. "A utilização de rações específicas para répteis onívoros é excelente pois é balanceada, já possui cálcio e vitaminas e dispensa qualquer outro tipo de alimento. Uma vez condicionados à essa ração seu crescimento será bem mais rápido" (LINK).

Contudo vale lembrar que as rações não devem ser o pilar básico da alimentação de seu jabuti (LINK). O interessante é oferecer rações como suplemento alimentar. O que eu faço com Fuxico e Nüwa é deixar sempre um pouco de ração disponível, independente da dieta dada normalmente, pois assim sempre que eles quiserem a ração vai estar lá.



Ração brasileira boa e encontrada em muitas pet shops por este Brasil afora. Talvez seja a escolha mais fácil, visto que é muito difícil encontrar as rações importadas aqui no Brasil, fazendo com que você seja obrigado a comprar em sites estrangeiros. Meus jabutis gostaram muito desta ração. Disponível em 80g e 300g.



Ração da Sera para répteis essencialmente herbívoros. Nosso jabuti piranga se enquadra nesta lista. Os produtos da alemã Sera são encontrados facilmente aqui no Brasil. Disponível em 250ml e 1000ml.

Opção 3: SERA raffy Vital


Ração da Sera para répteis essencialmente herbívoros. Nosso jabuti piranga se enquadra nesta lista. Os produtos da alemã Sera são encontrados facilmente aqui no Brasil. Disponível em 250ml, 500ml, 1000ml e 10l.



Excelente ração. Meu jabutis comem desta e adoram. Apesar de esta imagem ao lado mostrar que esta ração tem 250g, a Exo Terra vende agora uma embalagem que contém 300g desta ração. Só tem uma coisa, é muito difícil achá-la aqui no Brasil. Sendo assim, eu compro ela no exterior e isso pode ser um empecilho para você que não fala inglês. Contudo, no final da contas esta ração sai até mais barata que a da ALCON 300g. Veja logo abaixo onde e como comprar. Disponível em 300g.



Excelente ração da Zoo Med. O único problema é que ela compartilha do mesmo empecilho da de cima, ou seja, é difícil de achar no Brasil e você terá que comprar no exterior. Disponível em vários pesos.


Continua AQUI.

6 comentários:

  1. Olá pessoal,

    Só lembrando que não eu mais tiro dúvidas (http://vidadejabuti.blogspot.com/2009/01/duvidas.html), pois estou dando um tempo do blog (http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/12/dando-um-tempo.html).

    Contudo fique a vontade para deixar seu comentário aqui.

    Até mais!! Obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir
  2. Oi é a primeira vez que vi seu blog e gostei muito msm tenho 1 jabuti e tenho várias perguntas para lhe fazer sobre de como posso fazer o terrario para ele se vc tiver msn vc poderia me adicionar? Seria mais fácil para conversarmos...ñ ligue para o meu msn fiz ele quando tinha 7 anos ¬¬`
    (jean_gatolindao@hotmail.com)
    Obrigadoo

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, no caso das lampadas essa é muito aconselhada também: Exo Terra Repti Glo 5.0 Fluorescent Bulb Linear além de oferecer praticamente 100% de UVB e bem mais fácil de se encontrar e é 127w do que a: Exo Terra Repti Glo 5.0 Compact Tropical Terrarium Lamp que 99% dos lugarem quando tem são 220w No meu terrário combino 3 lampadas: UVB: Exo Terra Repti Glo 5.0 Fluorescent Bulb Linear, Exo Terra Night Glo Incandescent - Luz do Luar e para UVA: Exo Terra Sun Glo Neodymium Daylight Lamp para o calcio, deixei algumas cascas de ovos secarem e triturei no liquidificador, junto com a dieta, ofereço em 3 dias na semana, para proteina animal, ofeço ovo cozido, carne moida, ração de cachorro, pó de camarão, proteina 1 vez na semana. Para finalizar, cpleto a alimentação com a ração: Alcon Club Répteis Jabuti umedecida com Reptovit.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo espaço. Muito bom mesmo. Aos amigos com dúvidas, por favor, esse é meu msn: meuamigojabuti@live.com Abração Julismar

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    tenho um jabuti, ele mede + -10cm, gostaria de saber a idade dele + -.
    obrigada

    ResponderExcluir