29 de janeiro de 2010

O Jabuti é o animal de estimação certo para você?

Responder a esta pergunta é muito fácil. Mas não se precipite! Há muita coisa ainda a se considerar.

Adquirir um animal de estimação é algo sério, que pode trazer muitas consequências positivas e negativas para a sua vida. Por isso, antes de tomar essa decisão, é importante saber sobre o que significa ter um animal de estimação e o que isso pode trazer para sua vida e para a vida no animal em questão. Igualmente importante, é necessário conhecer o máximo possível sobre o animal que você deseja ter como de estimação, para que você atenda as suas expectativas e não se decepcione com sua decisão. Por tudo isso, é imprescindível que você leia os dois artigos anteriores a este (Ter um Animal de Estimação ; Conhecendo o Jabuti), pois a leitura deles será fundamental para você saber se o jabuti é o animal certo para você.

Tendo em vista que você já leu tais artigos, vamos prosseguir.

Lembre-se que ter um animal de estimação é um compromisso de cuidar de outro ser vivo. Ter um animal de estimação não é só deixá-lo em qualquer canto, de qualquer jeito, com qualquer comida e cuidados.Você, dono, será o responsável pelo bem estar e qualidade de vida do animal. Você está disposto a assumir esta RESPONSABILIDADE?

Além disso, o jabuti é um animal que pode chegar aos 80 anos de idade. Às vezes até mais. Repare que existe uma grande chance de que ele irá viver mais do que o próprio dono e ficará de herança para os filhos. Isso pode ser um grande problema, pois o jabuti é um ser vivo e não um objeto qualquer que você simplesmente descarta quando bem entender, quando enjoar, etc. Você está preparado para um COMPROMISSO para toda a sua vida?

Lembre-se também que o jabuti é um animal diferente dos demais animais de estimação comumente encontrado nos lares brasileiros. Ele é um animal que tem diversas peculiaridades. Você terá que aprender muito sobre ele para que você consiga cuidar dele de forma adequada. Você está preparado para ESTUDAR muito a respeito desse animal? 

Se você já começou a estudar um pouco sobre o jabuti, já deve ter percebido que um característica dele é interagir pouco com o dono. O jabuti é um animal totalmente diferente do cachorro ou gato, por exemplo. Ele não gosta de muito contato, geralmente odeia carinho e não suporta que o fiquem pegando no colo. Preste bem atenção! O jabuti é um animal para ser olhado ou contemplado. Você quer um animal para ficar só OLHANDO?

Ter qualquer animal de estimação implica em ter gastos com ele. Ter um jabuti então, um animal incomum e diferente, nem se fala! Os jabutis, para terem uma boa qualidade de vida, necessitam de um monte de cuidados peculiares que podem ser muito caros. Você gastará com coisas como, por exemplo, o preparo de um ambiente adequado, comida apropriada, produtos especiais para répteis, aumento no custo da conta de energia elétrica e, o mais importante, consultas ao veterinário. Os produtos especiais para répteis são muito caros no Brasil, pois são importados. Se isso não bastasse, eles não são encontrados na maioria dos pet shops. Não é fácil achar uma lâmpada de aquecimento de répteis para comprar, por exemplo. Muitas vezes esses produtos terão que ser encomendados em outra cidade ou diretamente do exterior. Outro problema é achar um veterinário especializado em animais silvestres. E mesmo se você tiver a sorte de achar um, pode apostar que o preço da consulta será caro. Agora, preste muita atenção! Você não terá como fugir de levar seu jabuti ao veterinário. Não mesmo! Como dito acima, o jabuti pode viver por 80 anos ou mais, você realmente acha que seu jabuti nunca ficará doente? Ainda, se na sua região não há tal veterinário, você será obrigado a custear, além da consulta, uma viagem para um local onde tenha esse profissional. Por isso, pergunto: você tem condições financeiras de assumir GASTOS, pelo resto da sua vida, com um animal de estimação? Você QUER assumi-los?

Ainda falando em doenças, o jabuti não é o único que pode ficar doente. Ter um animal silvestre dentro de casa pode ser um risco para o dono e para seus familiares. Como o jabuti é um animal raro nos lares brasileiros, ele não é tão estudado pelos veterinários e biólogos como é o cachorro ou gato, por exemplo. Isso significa que não se conhece todas as doenças que ele pode eventualmente transmitir para nós, humanos. Contudo, sabe-se que o jabuti pode ser reservatório de uma bactéria chamada Salmonella spp, que é eliminada pelas fezes do animal infectado. Se não há higiene adequada por parte do dono, essa bactéria pode ser ingerida, desencadeando nele uma doença chamada Salmonelose. Esta doença cursa com dor de cabeça, febre, náuseas, vômitos, cólicas e diarreia, podendo ou não apresentar sinais de sangue nas fezes. Esses sintomas costumam aparecer em 6 a 72 horas após a infecção. Em alguns casos, essa doença pode evoluir para septicemia, isto é, as bactérias escapam do intestino, se espalham pela corrente sanguínea e afetam outros órgãos, podendo ser fatal. Crianças, idosos, pessoas imunodeprimidas ou portadoras de anemia falciforme correm risco maior de desenvolver complicações, como a septicemia. Ainda, estudos científicos têm demonstrado que as salmonelas provenientes dos jabutis são resistentes ao tratamento convencional, o que significa em maior gravidade da doença. Você quer assumir o risco de pegar DOENÇAS?

Resumindo, o jabuti NÃO é um animal indicado para crianças e adolescentes. Cuidar de um jabuti envolve muita responsabilidade, compromisso, estudo e persistência. Nessa faixa etária não há maturidade o suficiente para assumir uma tarefa tão complexa. Além disso, o jabuti é um animal para ser contemplado. Crianças e adolescentes não têm paciência para ficar só olhando e cuidando de animais. Eles querem brincar, passar a mão, carregar no colo, etc. Como já dito, o jabuti não gosta de nenhuma dessas cosias. Se você quer dar um bom animal de estimação para seu filho, prefira adquirir um cachorro ou gato, pois eles interagem muito mais com o dono e atenderão melhor sua expectativa. O jabuti também não é um animal indicado para pessoas que enjoam fácil das coisas. O jabuti é um animal, um ser vivo, que tem necessidades, sente dor e prazer, assim como nós. Não é um objeto descartável que pode ser jogado fora quando for conveniente. Lembre-se o jabuti pode viver por 80 anos ou mais. Por tudo isso, reforço: o jabuti é um animal para adultos responsáveis, dedicados e insistentes, para adultos realmente entusiastas da fauna.

Como você pôde ver, o jabuti não é um animal de estimação para qualquer um.

Agora pare, pense bem e responda: o jabuti é realmente o animal certo para você?

Até a próxima!

8 comentários:

  1. olá ganhei dois jabutis de aproximadamente 8 cm... falaram q é um macho e uma fêmea, estao a um mês e meio comigo, construimos um terrário de acordo com o recomendado no seu blog, eu os coloco todo dia no quintal para tomar sol e andar. a fêmea é bem ativa, come tudo q colacar na frente dela, anda pelo quintal todo e pelo terrário, já o macho, dai minha preocupação ele é muito paradão, vive se entocando no quintal e se enterrando no terrario, ele come pouco quer comer só ração, para faze-lo comer verduras e frutas tenho q insistir muito, mas no quintal ele come muita graminha e matinhos... isso é normal? dormir muito e querer só ração? desde ja agradeço pois estou muito preocupada...

    ResponderExcluir
  2. olá Renato, me chamo Jeã Paulo, moro em Salvador e ganhei um jabuti. Quero apenas parabenizá-lo por este blog que é de uma escelência e de bastante eficácia. São dicas e reflexões importantíssimas para os cuidados com um animal tão especial como é o jabuti. Peço que continue com este trabalho, pois o retorno é natural.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Quando tiver tempo esclareça essa minha dúvida- Eles podem comer a carne moída apenas crua e se sim, porquê?

    ResponderExcluir
  4. opa, iai parceiro tudo bem???
    adoro jabutis na verdade adoro tudo que tenhu vida né
    mais no nosso pais é muito dificil de se adiquirir um jabuti por exemplo vc conhece algum criador legalizado pra eu poder comprar um???

    ResponderExcluir
  5. este blog está inativo?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Renato. Tenho dois machos que estão na família há cinquenta anos (são lindos e enormes), tenho quarenta e cinco anos e me lembro deles desde sempre. Ganhei de uma criador legalizado uma fêmea de trinta e dois anos. Mas estou com medo que a fiscalização me pegue e eu perca axatamente os que mais amo: joca e jajá que estão conosco há tempo demais e os adoro. O que fazer?

    ResponderExcluir
  7. URGENTE!

    Fui mordida pela minha Jabuti ontem. Devo procurar um médico, fazer exames, tomar remédio?

    ResponderExcluir
  8. éh acho que não, pq eu tenho um betta e ele é muito legal

    ResponderExcluir